O ano era 1992 e eu tinha 16 anos quando ouvi pela primeira vez Smells Like Teen Spirit do Nirvana. Não tenho vergonha de admitir que comecei a curtir Rock um ano antes com Guns N' Roses. Mas a porrada que eu tomei ao ouvir "With The Lights Out, It's less dangerous, here we are now, entertain us..." foi algo inesquecível. Lembro que comprei uma fita K7 do Nevermind... TODAS as músicas eram intensas demais. Dispensa comentários a abertura do álbum com Smells... aí vem um verdadeiro carrossel de guitarras distorcidas e a harmonia incrivelmente grudante dos pouco mais que 3 acordes em diversas faixas como In Bloom, Breed... a porrada no estômago que é Territorial Pissings... até chegar a calmaria de Something in The Way que encerra o álbum. Impossível ficar parado ante a simplicidade e sonoridade desse que foi o ícone da revolução do Rock nos anos 90... Claro que Nevermind me levou a querer mais, como um viciado procura novas sensações... e a partir daí descobri coisas maravilhosas como Pearl Jam, dentre outros... mas isso é assunto para uma outra postagem... e viva o rock n' roll!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mandou bem. Zé. Me lembro bem desse Album em vinil, vc apresentou em 92 para Adriano, Luciano, Edvaldo e Glaucinho (com c mesmo). Ótima análise.
ResponderExcluirAdriano Arnóbio
Ótimas lembranças...
ResponderExcluirlembrou e definiu muito bem a revolução que o Nirvana fez ao Rock, pq nesta época eram bandas com vozes afeminadas e longos cabelos loiros com muitas notas e pouca musicalidade, pouco ou quase nada de sentimento nas canções...todos sabemos que kurt era puro sentimento, vários misturados até...como vc bem disse, o Nevermind começa com uma pancadaria só e termina com uma canção de ninar...
posso acrescentar o Alice in Chains como outra banda excelente da época "Nirvana"
abraço!
Fala Zé!
ResponderExcluirBoa análise do album!
Algo que não podemos deixar de citar: se o "Nevermind" não existisse, muitas bandas boas e seus albuns não existiriam.
Existe uma divisão de águas, antes e após "Nevermind". Abraços!